Equipes de campo de distribuidoras de energia normalmente atuam em regiões com pouca cobertura de celular e rádio e, ainda hoje, enfrentam obstáculos para conseguir uma comunicação limpa. No webinar “A dificuldade da comunicação no setor de Energia”, Victor Zanin, Gerente Comercial da Globalsat Brasil, e André Nazário, Product Manager da BYNE, apresentaram soluções para este problema, abordando tecnologias que possibilitam mais praticidade no dia a dia destes grupos e a importância da integração de recursos para uma gestão eficiente.

Zanin ressaltou que o mercado de utilities é muito amplo e cada etapa da produção de energia – geração, transmissão e distribuição – possui necessidades específicas que podem ser atendidas com tecnologias que se complementam. Ele apresentou as soluções da Globalsat, como o PTT portátil via satélite, óculos de realidade aumentada e equipamentos para conexão com a internet, que podem facilitar no atendimento a estas especificidades.

Já Nazário comentou a importância de ter uma infraestrutura que suporte a implantação de todos estes recursos, especialmente por quem deseja ter um sistema ADMS (sistema de gestão de distribuição avançado) para transmissão de mensagens e ordens de serviço com eficiência.

Em seguida, ele destacou que o core business da BYNE é a comunicação crítica de centros de operações e que, nestes ambientes, é preciso atender dois pontos essenciais: o primeiro é a combinação de tecnologias e interfaces.

Algumas vezes conhecemos empresas que querem uma única solução tecnológica para atender todas as necessidades. Mas a gente entende que o sucesso de um projeto depende da integração de diferentes recursos”, comentou. “Assim, as equipes conseguem ter acesso à diferentes funcionalidades – como celular, rádio via satélite, internet, etc.”.

O segundo ponto é ter uma gestão da qualidade em tempo real, que possibilite acompanhar como a operação está se desenvolvendo naquele momento e atender rapidamente demandas que surgirem. Além disso, ela ajuda no planejamento de ações.“A BYNE consegue fornecer toda esta integração com o ControlOne, console de comunicação que engloba telefonia, rádio, PTT, mensagens de voz e texto, vídeo, alarmes, sonorização, acionamentos e outros”, disse Nazário.

Assista ao webinar completo: