Skip to main content

A grande complexidade de processos é um desafio para profissionais que atuam em ambientes industriais. São muitos dispositivos, equipamentos, canais e pessoas para monitorar e controlar. Seria impossível fazer isso de forma não automatizada: o trabalho demandaria uso extensivo de tempo e esforços e ficaria muito sujeito a falhas.

Por isso, à medida que as atividades da indústria se sofisticaram, surgiram os softwares de supervisão conhecidos como SCADA, sigla para a expressão em inglês Supervisory Control and Data Acquisition, ou seja, sistemas de controle, supervisão e aquisição de dados. São aplicações que têm o objetivo de automatizar essas atividades nas instalações industriais.

Neste post, vamos mostrar as principais características e benefícios trazidos por esse tipo de sistema. Confira:

O que é um sistema supervisório

Os sistemas SCADA são aplicações que coletam dados, supervisionam e controlam processos em tempo real. O objetivo é aumentar a eficiência das etapas envolvidas nas atividades de diferentes setores.

Em sua origem, os sistemas de controle e de supervisão têm funções diferentes: os supervisórios monitoram dados relacionados às variáveis de um processo, e os de controle gerenciam unidades da planta fabril, permitindo que operadores atuem de modo remoto. Os softwares SCADA, que podem ser chamados simplesmente de supervisórios, integram essas duas tarefas em uma única interface.

Por isso, na prática eles necessitam de uma arquitetura complexa, que envolve diversas tecnologias e abrange três elementos: o centro de operações, o sistema de comunicações e as estações remotas. No nível de campo, os dados são coletados em diversos dispositivos, que podem ser sensores, válvulas, chaves de proximidade, bombas, motores e outros. Já o nível de supervisão é onde acontece o monitoramento desses dados, bem como de outros sistemas de controle, por meio de uma plataforma centralizada. 

Como funciona

Um sistema SCADA permite realizar o monitoramento e controle de dados essenciais para o funcionamento da instalação industrial de forma remota e eficiente, tornando desnecessário o deslocamento de técnicos de campo para anotar dados no chão de fábrica.

Ele tem como principais características a aquisição e o registro de dados de um processo, garantindo sua transmissão para os centros de operações e o armazenamento em bases de dados que possibilitem consultas futuras. No que diz respeito à visualização das informações, é importante que o software permita sua apresentação, em tempo real, na forma de relatórios e gráficos que apoiem a elaboração de diagnósticos para facilitar a tomada de decisões.

O sistema também tem a capacidade de emitir alarmes para os operadores responsáveis pelo atendimento de eventos prioritários e, claro, de armazenar as informações sobre cada situação de modo que possam ser recuperadas posteriormente. 

Por fim, a comunicação com os demais níveis da automação industrial precisa acontecer de forma rápida e integrada. O ControlONE permite automatizar ou simplificar o acionamento dos sistemas supervisórios, por meio de um simples toque de botão na tela do operador. Além disso, a solução pode ser integrada aos protocolos industriais mais comuns, como Modbus, DNP3, sistemas PLC comerciais, entre outros.

Vantagens de adotar sistemas SCADA

Os sistemas SCADA são adotados em diversos ramos da indústria, como serviços públicos, manufatura, óleo e gás e, principalmente, nas empresas do setor elétrico. Eles vêm sendo amplamente utilizados, também, na implementação de interfaces de sistemas internet das coisas (IoT).

Mas afinal, quais são os benefícios de adotar sistemas desse tipo em uma planta industrial?

Em primeiro lugar, o sistema SCADA provê maior segurança operacional aos processos, já que por meio do controle remoto e da automação as falhas são detectadas e contidas com muito mais agilidade. Isso também aumenta a proteção dos colaboradores. O fato de os dados serem coletados e armazenados pelo software possibilita a análise de padrões e tendências, facilitando a prevenção de novos incidentes e a elaboração de planos de correção.

Outras vantagens são a otimização da produção e a consequente melhoria dos produtos ou serviços prestados; a redução de custos operacionais por conta da menor necessidade de capital humano; e a integração com outros sistemas. Nesse ponto, é importante destacar que um sistema SCADA fornece dados que podem ser utilizados por profissionais e gestores dos níveis de planejamento da produção e de gerenciamento corporativo.

Por fim, as empresas que já contam com sistemas e processos ligados à ciência de dados e à análise de big data podem usar os dados coletados pelo SCADA para gerar relatórios inteligentes sobre processos de todos os níveis, seja no operacional, tático ou estratégico.

Em resumo

A adoção de um sistema SCADA como elemento de supervisão e controle da indústria é uma importante ferramenta tanto para avaliar resultados passados como para apoiar a tomada de decisões por parte de profissionais de nível gerencial. Nesse contexto, a comunicação crítica faz parte da arquitetura necessária para que toda essa estrutura funcione de forma eficiente e rápida.

Quer simplificar a comunicação crítica de sua empresa? Conheça nossa solução