PARA SEU HOME OFFICE

Instalamos o ControlONE na residência de um trader do Banco BOCOM BBM para manter as operações no trabalho remoto, permitindo também o acesso à hotlines contratadas com a RTM, nossa acionista que presta serviços de tecnologia para o mercado financeiro.

O desafio do home office

A pandemia da Covid-19 exigiu uma mudança rápida na rotina de trabalho de players que atuam no mercado financeiro. Diversas instituições viram a necessidade de se adaptar ao trabalho remoto para garantir a segurança de seus colaboradores e a produtividade neste período de quarentena. Alguns setores enfrentaram esta situação com mais facilidade, devido ao próprio modelo de trabalho mais adaptável. Outros, como as áreas técnicas ou funcionários que atuam com ferramentas específicas, se viram em esquema de rodízio, por vezes tendo que frequentar o escritório para continuar com as operações.

No intuito de ajudar, transferimos a mesa de operações turret Trade Solution para a casa de traders, de forma a garantir mobilidade e agilidade, mantendo os níveis de segurança no tráfego de dados e atendendo as normas para compliance do setor.

O Banco BOCOM BBM foi um dos primeiros a ter essa experiência, utilizando a mesa na residência de um de seus operadores. Segundo o gerente de Infraestrutura do banco, Cássio Fernando Alves dos Santos, o processo de implantação foi tranquilo e rápido, proporcionando conectividade e deixando os traders operacionais em menos de 10 minutos.

Funcionamento da mesa de operações em casa

Nossa mesa de operações financeiras é uma plataforma de comunicação, voltada para ambientes críticos, com uma arquitetura que proporciona o gerenciamento de múltiplas chamadas de voz simultâneas de forma eficiente, com gravação integrada. É uma solução que respeita as melhores práticas do mercado, atendendo as exigências para contingenciamento e governança.

Fora do ambiente corporativo, a console turret funciona por meio de um link de internet comum, que se conecta diretamente aos data centers da RTM. Desta forma, é possível garantir a segurança da comunicação trafegada, sem a necessidade de adicionar nenhum outro componente, como VPN.

O equipamento permanece com todas as funções do sistema, permitindo que o trader acesse suas hotlines, além de receber e realizar chamadas pela telefonia da instituição. Conta também com a opção de desvio de chamadas para celulares, mantendo a gravação na plataforma, sem custo adicional.

De acordo com Cássio Alves, em termos de performance, a mesa está operando bem, mesmo quando a conexão de internet residencial dos traders não apresenta uma boa qualidade. “Ainda assim, a ligação continua estável. No geral, temos tido poucos problemas”, comentou.

Principais benefícios

A solução vem atendendo com bastante eficiência a equipe em trabalho remoto do Banco BOCOM BBM. Atender múltiplas ligações ao mesmo tempo é uma tarefa básica para traders, mas somente possível com um equipamento específico, capaz de proporcionar todos os recursos que a função exige.

Para Cássio Alves, uma das principais vantagens da mesa no home office é a funcionalidade que permite que o operador se conecte a uma ligação atendida em outro aparelho da área, a qualquer momento. Isso facilita bastante as negociações.

“O Trade Solution facilita a ligação para outros bancos que já estão cadastrados, com seus números salvos na plataforma. Cada um deles fica com um ícone próprio designado na interface da mesa, melhorando a identificação. Também é muito simples escutar as chamadas gravadas e confirmar as características das operações que foram fechadas. Você consegue ter este acesso rapidamente pelo próprio aparelho”.

Cassio Fernando Alves dos Santos
Gerente de Infraestrutura

O Banco BOCOM BBM

O BOCOM BBM tem sua origem em uma joint venture entre dois bancos: o Bank of Communications, uma das primeiras instituições financeiras da China, e o BBM, o grupo financeiro privado mais antigo do Brasil. A associação ocorreu em 2016 e foi a primeira estratégia do tipo realizada pelo BOCOM fora da China.

Atualmente, a instituição oferece soluções e serviços financeiros nos segmentos corporativo e de wealth management, atuando com crédito corporativo, mercado de capitais, fundos de crédito, captação e tesouraria para clientes.