Skip to main content

Um dos desafios da conectividade para as empresas que operam serviços de missão crítica é o fornecimento de sinal de telecomunicações em áreas remotas. Em alguns casos, as operadoras não conseguem prover a cobertura necessária para que as equipes de campo se comuniquem através da rede comercial. Diante desse cenário, a rede LTE privada tem se mostrado uma alternativa, especialmente para setores como a segurança pública e as empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Além do maior alcance, os protocolos de LTE privado permitem a incorporação de funções à rede de comunicação, de forma a atender alguns requisitos dos sistemas de missão crítica. A evolução dessa tecnologia tornou possível o aperfeiçoamento das funcionalidades oferecidas, incluindo recursos que não são encontrados em uma rede de celular convencional. Este artigo apresenta as principais características das redes LTE privadas e os benefícios que elas trazem para a comunicação das empresas de missão crítica. 

O que é rede LTE privada?

As LTE privadas são redes sem fio que não estão ligadas às operadoras comerciais. A sigla vem da expressão em inglês Long Term Evolution, que se refere aos serviços de dados em banda larga. O LTE tradicional é utilizado pelas redes públicas de voz e dados dos celulares convencionais. Já os serviços privados são utilizados em ambientes que precisam transmitir dados de forma segura em estruturas dedicadas. Além disso, é possível customizar recursos de forma a atender demandas específicas.

Uma das evoluções do LTE privado é a integração do push-to-talk de missão crítica. Esta tecnologia permite a inclusão de recursos da rede de banda larga nos equipamentos utilizados para a comunicação com socorristas ou equipes de emergência. A tecnologia, conhecida como MCPTT over LTE, atende aos requisitos de comunicação por voz em serviços críticos, especialmente na área de segurança pública. Alguns dos principais recursos agregados são a alta disponibilidade, o suporte a chamadas em grupo e a qualidade do áudio, entre outros.

Como a rede LTE privada ajuda a comunicação crítica?

A adoção de redes privadas de LTE tem diversos benefícios. Entre eles, destacam-se funcionalidades como o acesso prioritário e a maior capacidade de rede, essenciais para agências de segurança pública e empresas do setor elétrico, entre outras organizações que atuam com sistemas de missão crítica. A cobertura também é mais potente, atingindo áreas até dez vezes mais amplas que as redes wi-fi em espaços abertos, ou quatro vezes maiores em ambientes fechados. 

Outra vantagem é a possibilidade de usar celulares de forma privada, sem depender dos serviços de uma operadora comercial. A tecnologia traz um maior grau de confiabilidade, já que é utilizado um espectro de frequências licenciadas, reduzindo a quantidade de falhas na transmissão. Além disso, aumenta a segurança dos dados, já que as transmissões não passam por redes públicas.

Um ponto a ser destacado é a possibilidade de integração redes privadas de LTE com sistemas legados, evitando gastos desnecessários. Isso é especialmente importante no segmento da segurança pública. Atualmente, cada força policial conta com seu próprio sistema de radiocomunicação, mas já existem projetos, como o Sistema Nacional de Radiocomunicação Crítica, visando garantir a interoperabilidade das agências de defesa. 

Vale ressaltar, ainda, o caráter complementar das redes LTE. Com a adoção dessa tecnologia, é possível conferir um maior alcance às redes de comunicação existentes, para atingir regiões onde o rádio convencional não funciona.

Em resumo

A constante evolução das tecnologias de comunicação é um desafio para as empresas que operam serviços de missão crítica. É esperado que os serviços contem com alta disponibilidade sem abrir mão da qualidade. E quando se trata de incorporar novos recursos, é fundamental preservar os altos investimentos já feitos nas redes em operação. Por isso, ao escolher uma solução de comunicação para atender centros de operação, um dos pontos mais importantes é a possibilidade de integração com sistemas legados.

Nesse contexto, a Byne proporciona uma solução completa que facilita a comunicação entre o centro de operação e as equipes de campo. Além disso, o ControlOne integra telefonia, rádio, vídeo e mensagens, viabilizando a utilização de diversas tecnologias de forma simples. Com todas essas vantagens, a comunicação das empresas fica muito mais fácil e eficiente. Conheça nossa solução