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Com demandas cada vez mais complexas, o transporte logístico vem passando por grandes transformações nos últimos anos. O principal desafio é conseguir entregar matérias-primas e mercadorias em prazos que atendam as necessidades de indústrias e clientes. Para isso, as empresas do setor precisam se manter atualizadas com as novidades tecnológicas, usando a inovação a favor da simplificação da operação. 

A importância da utilização de tecnologias de ponta se intensificou por conta dos impactos da pandemia. Nesse período, o setor de transportes teve um papel central, sendo responsável por entregar medicamentos, garantir o abastecimento de alimentos e até atender o crescimento das vendas por meio do e-commerce. Não é à toa que a preocupação com a automatização de processos ganhou relevância no cotidiano das empresas do segmento.

Neste artigo, apresentamos três tendências do transporte para você ficar de olho. Confira:

1. Comprovante digital

O comprovante de entrega digital é um recibo que permite a confirmação eletrônica, pelo comprador, do recebimento das mercadorias encomendadas. Também é chamado de canhoto digital. Esse documento eletrônico permite a visibilidade, em tempo real, da conclusão do processo de entrega. Isso possibilita gerir de forma digital a movimentação logística.

Entre as informações registradas pelo documento estão a hora e o endereço da entrega, o nome e a assinatura de quem recebeu e a quantidade total de produtos. A coleta da assinatura pode ser feita por meio de aplicativos específicos, instalados nos smartphones das pessoas responsáveis por levar as encomendas. A empresa de transporte pode acessar em tempo real todos esses dados, melhorando os controles internos sobre o processo logístico. Outra vantagem da adoção deste recurso é a eliminação da necessidade de manter a custódia física dos recibos em papel, reduzindo custos com a manutenção de locais de armazenamento.

2.Robótica

A robótica no transporte de cargas é utilizada quando se adotam máquinas inteligentes para automatizar os processos de carga e descarga dos caminhões. Essa tecnologia também pode ser usada para mover cargas dentro de galpões e armazéns. No futuro próximo, espera-se que sejam acrescentados novos recursos. Uma das funcionalidades que estão sendo incorporadas são os giroscópios, ou seja, sensores de eixo que conseguem informar exatamente para que direção um produto está se movendo.

Outras evoluções já em desenvolvimento incluem a possibilidade de os robôs reconhecerem cargas por meio de características como tamanho e peso. Isso vai facilitar o deslocamento das embalagens para os locais de coleta. O uso de recursos de automação no carregamento e descarregamento de caminhões traz vantagens como a maior eficiência e a redução de custos. 

3. Internet das coisas  

A terceira tendência que vem para mudar a forma como o transporte logístico se estrutura é a internet das coisas, ou IoT (sigla para a expressão em inglês internet of things). Essas são tecnologias que usam a rede para conectar entre si objetos, e não pessoas. A novidade está sendo usada para rastrear remessas por meio da integração entre o banco de dados, leitores, chips e sistemas GPS baseados na nuvem. A leitura da posição das encomendas é, assim, verificada em tempo real de forma eficaz e segura. 

Complementando esse recurso, as empresas de transporte logístico também podem se beneficiar do aprendizado de máquina, ou machine learning. Essa tecnologia é usada para analisar dados sem a necessidade de intervenção humana. Os computadores acessam os dados de relatórios elaborados com base na leitura feita por dispositivos IoT, identificando padrões e facilitando a tomada de decisões. Seu uso específico por empresas de transporte possibilita uma visão completa das cargas em trânsito, trazendo maior eficiência e proporcionando uma maior inteligência de negócios. Tudo isso se transforma em vantagem competitiva por conta do aumento da precisão na entrada e saída de pedidos e da maior previsibilidade dos processos logísticos.

Em resumo

O setor de transporte vem passando por um processo de transformações que foi acelerado nos últimos anos. Nesse cenário, a automação de processos torna-se uma necessidade imediata. Tecnologias como os controles digitais de recebimento de encomendas, a robótica e a internet das coisas são tendências que vieram para ficar. 

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