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As empresas estão cada vez mais conectadas. Seja para interligar diferentes plantas e escritórios, integrar colaboradores em trabalho remoto ou atender públicos externos, a comunicação é uma necessidade essencial para fazer o trabalho funcionar. Na era digital, uma solução bastante adotada é a telefonia IP, tecnologia que transmite a sinalização e os pacotes de áudio por meio de redes de dados, como por exemplo a internet.

Como acontece com toda tecnologia, é fundamental ter atenção à segurança em telefonia IP. Trata-se de uma solução adotada há bastante tempo, por isso as boas práticas para se prevenir de riscos já foram mapeadas e consolidadas. Neste artigo, apresentamos os ataques mais comuns e as soluções que podem ser adotadas para reduzir riscos. Confira! 

O que é telefonia IP

A telefonia IP converte áudio em dados e os transmite via rede. É uma tecnologia de transmissão de voz por redes de computadores que existe há cinquenta anos. Mas foi a partir da década de 1990 que as empresas começaram a se beneficiar de suas vantagens. Para adotar a telefonia por meio de protocolos de rede é necessário utilizar um equipamento desenhado especialmente para este fim, como é o caso da solução  ControlONE da BYNE.

Riscos mais comuns

Quando se trata de segurança de rede, destacam-se  dois principais ataques comuns: os ataques DDoS, que geram indisponibilidade dos serviços, e o chamado eavesdropping, ou espionagem, que envolve o acesso a dados confidenciais. São táticas adotadas por pessoas mal intencionadas que podem prejudicar a operação e comprometer a comunicação crítica da organização. 

Entre as ameaças mais comuns relacionados à telefonia transmitida por meio da rede de dados, destacamos as seguintes:

  • Rede unificada: a telefonia IP usa a mesma infraestrutura de rede para trafegar tanto dados como voz e vídeo. Isso pode aumentar a vulnerabilidade, por isso são adotados protocolos de segurança, como o SIP-TLS (protocolo de iniciação de sessão com criptografia), que garante a segurança na camada de sinalização das chamadas, dificultando a possibilidade de conhecer as conexões, e assim pode evitar ataques e  invasões ao sistema de telefonia.
  • Ataques direcionados à organização: com o aumento de golpes tipo ransomware e outros, os ataques à rede de uma empresa podem gerar um efeito cascata. Os fraudadores podem usar uma porta de entrada e acabar acessando outros conjuntos de dados. Para evitar esse tipo de problema, é recomendável usar sistemas de segurança específicos para tráfego de voz.
  • Roubo de identidade: seja por meio de vazamentos ou pelo uso de técnicas de engenharia social, pessoas mal intencionadas podem obter os dados de acesso legítimos de colaboradores da empresa, gerando sérias vulnerabilidades. A prevenção a esse risco envolve o incentivo ao uso de senhas fortes, autenticação em dois fatores e outras iniciativas, que também podem ser adotadas nos sistemas de telefonia.

Que soluções podem ser adotadas?

Por ser uma tecnologia de uso já consolidado pelo mercado, a segurança em telefonia IP se baseia em medidas de controle que, ao serem adotadas, reduzem a maior parte dos riscos de ataques. Veja alguns exemplos:

  • Criptografia: a implementação de soluções para criptografar dados transmitidos pela rede é uma medida que acrescenta complexidade às tentativas de invadir um sistema. A criptografia reduz problemas como o vazamento e a manipulação de mensagens de áudio. Por isso, vale fazer uma avaliação da relação custo-benefício de se implementar essa solução.
  • Atualização permanente: sistemas desatualizados são uma vulnerabilidade importante que pode resultar em invasões. Por isso, é fundamental monitorar todos os sistemas utilizados pela empresa e mantê-los sempre atualizados.
  • Infraestrutura de rede: a segurança contra ataques externos também passa pela infraestrutura da rede. Medidas relativamente comuns, como a adoção de programas de proteção nos endpoints, são essenciais, bem como ter uma infraestrutura de segurança adequada.
  • Protocolo SRTP: essa medida adicional de segurança significa, na sigla em inglês, um protocolo de transporte seguro em tempo real para os pacotes de áudio e vídeo transmitidos. Ela oferece autenticação e proteção aos dados e conta com medidas de segurança otimizadas.

Em resumo

A segurança em telefonia IP pode ser obtida com a implementação de medidas já amplamente validadas pelo mercado nas últimas décadas. Porém, é importante manter os protocolos atualizados: os riscos de ataques são crescentes, especialmente com o aumento da adoção de tecnologias digitais por parte das empresas.

Para garantir um ambiente seguro e eficiente, a BYNE tem suporte a todos os protocolos de telefonia IP. Nossa solução possibilita tanto a implementação de tecnologia SIP com TLS, que inclui criptografia na sinalização, quanto SRTP, com criptografia na voz trafegada.

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