Skip to main content

O que significam as siglas DEC e FEC e como elas ajudam a garantir a qualidade do sistema elétrico

A distribuição de energia elétrica é um serviço estratégico, pois dela depende o funcionamento de praticamente todas as atividades realizadas nas cidades brasileiras. Por conta disso, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabeleceu uma série de indicadores que avaliam a continuidade do fornecimento de energia. Eles podem ser individuais, medindo interrupções em cada unidade consumidora, ou coletivos, apurando  dados de áreas mais abrangentes. Estes indicadores de continuidade coletivos, conhecidos como DEC e FEC, são o tema deste artigo. Entenda melhor o que significam essas siglas e como elas garantem a qualidade do sistema elétrico brasileiro:

O que são os indicadores de continuidade coletivos

Para garantir que as distribuidoras atinjam padrões mínimos de fornecimento aos consumidores, a Aneel estabeleceu alguns indicadores individuais, que medem as falhas na entrega por critérios como duração dos cortes, quantas vezes eles acontecem, tempo máximo entre as interrupções e outros. As empresas devem mantê-los dentro de determinadas metas. Caso contrário, terão que dar uma compensação financeira aos clientes, diretamente na conta de energia, até dois meses depois de a interrupção acontecer. 

Para que essas metas sejam estabelecidas de uma forma justa, a agência reguladora agrupou as unidades consumidoras nos chamados Conjuntos Elétricos, que podem reunir mais de um município ou, nas cidades maiores, incluir apenas parte da sua área. Em geral, cada um desses conjuntos está associado a uma subestação transformadora e precisa seguir metas específicas.

Periodicamente, as distribuidoras enviam para a Aneel os dados dos conjuntos elétricos que estão sob sua operação, informando por quanto tempo e quantas vezes cada unidade consumidora ficou sem energia. Essa verificação só leva em consideração interrupções maiores que três minutos, e é feita com periodicidade mensal, trimestral e anual. De posse dessas informações, a agência avalia a qualidade do serviço prestado à população.

As estatísticas referentes à continuidade dos serviços de cada empresa são consolidadas em um ranking divulgado anualmente pela Aneel que leva em consideração os limites anuais de DEC e FEC estabelecidos para cada área de concessão. O objetivo é permitir aos consumidores compararem os desempenhos das empresas, trazendo mais transparência ao mercado.

O que são os indicadores DEC e FEC

A sigla DEC significa Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora. Na prática, esse índice avalia o tempo médio em que cada consumidor de um determinado conjunto elétrico ficou sem energia em um certo período de tempo. 

Já o indicador FEC representa a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora, ou seja, a média do número de vezes que cada unidade consumidora sofreu falhas no fornecimento. 

Em resumo

Por prestar um serviço essencial à população brasileira, o setor elétrico é altamente regulado. As geradoras, transmissoras e distribuidoras devem seguir padrões rigorosos, que incluem altos índices de disponibilidade no fornecimento. Por isso, essas empresas estão constantemente em busca da melhoria da eficiência operacional

A Byne oferece uma solução completa para tornar muito mais fácil a comunicação com as equipes de campo, que atuam continuamente para corrigir falhas no menor tempo possível. 

Com os recursos do ControlONE, nós ajudamos o setor elétrico a aumentar a eficiência de seus centros de operação, trazendo simplicidade e agilidade nas comunicações entre operadores e equipes de campo. Conheça nossa solução