fbpx Skip to main content
SISTEMA DE COMUNICAÇÃO OPERATIVA – ITAIPU BINACIONAL
Implantação de sistema integrado de comunicação crítica nas Salas de Supervisão e Controle
FAÇA O DOWNLOAD EM PDF
A solução da BYNE modernizou o sistema de comunicação da Itaipu Binacional, proporcionando a integração de toda a estrutura dos centros de operação, corpo de bombeiros e margens esquerda e direita.

A comunicação é uma questão essencial para o funcionamento da usina de Itaipu, responsável pelo abastecimento de energia elétrica do Brasil e do Paraguai. 

Para manter a alta disponibilidade necessária, a empresa conta com uma estrutura de centros de operação que inclui a Sala de Supervisão e Controle Central (CCR), a Sala de Controle do Despacho de Carga (SDC) e a Sala de Supervisão e Controle da Subestação da Margem Direita.

Com o objetivo de garantir o alto padrão de serviço, foi implementada uma solução que inclui consoles de comunicação crítica, integração com hotlines e gravação com sistema integrado de avaliação das chamadas.

DESAFIOS

A modernização do sistema de comunicação operativa de Itaipu Binacional precisava atender a uma série de elementos críticos, além de ter como requisitos a integração da comunicação, a redundância de componentes e a gravação de chamadas de forma a facilitar auditoria interna e externa. Era necessário contar com uma solução unificada, com conexão entre rede pública, ramais internos e hotlines.

BENEFÍCIOS

A solução implementada pela BYNE apresentou confiabilidade, disponibilidade e agilidade para a comunicação crítica da Itaipu Binacional. Entre os principais benefícios alcançados, destacam-se:

  • Simplificação da comunicação operativa
  • Alta disponibilidade
  • Vida útil prolongada dos consoles
  • Manutenção descomplicada
  • Integração da comunicação operacional em uma única plataforma
“A BYNE teve importância estratégica no projeto, trazendo sua expertise única para integrar o BYNE ControlONE à infraestrutura existente de hotlines, à central telefônica e aos switches, além de atender a todos os requisitos necessários para a comunicação da Itaipu”
Edgar Quadros

Analista de suporte Técnico da Wecom